top of page
Buscar
  • Equipe Arqio

Mostra Ecofalante - Você assistiu?

Atualizado: 4 de out. de 2021



Entre agosto e setembro ocorreu a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, o maior projeto da ONG Ecofalante e evento de maior expressividade na América do Sul dedicado a temas socioambientais. Eles trabalham na produção de filmes e programas de televisão em temas culturais, educativos e socioambientais, além de oferecer consultoria para projetos nessas áreas de atuação.


Nós assistimos 6 dos filmes disponibilizados na amostra, que foi gratuita e on-line.


1 - Solo Fértil

Iniciamos pelo Solo Fértil, documentário lançado em 2020 e disponível no Netflix, que mostra o potencial do solo em reter dióxido de carbono [CO2], quando a plantação segue os preceitos do sistema Agroflorestal e outros sistemas de recuperação do solo que estão em acordo com os ciclos da natureza.


2 - A Campanha Contra o Clima

Em seguida assistimos o filme A Campanha Contra o Clima, também de 2020, que faz uma denúncia importante das articulações de empresas de petróleo para semear a dúvida sobre as mudanças climáticas na mídia e canais de informação no mundo todo. Diversas universidades americanas, que dependem do patrocínio dessas empresas, acabam escolhendo temas para teses e pesquisas tendenciosos, de acordo com o filme, visto que não é do interesse dos maiores emissores de CO2 do mundo que a população acredite efetivamente nesse fenômeno causado pelo homem. Ainda no filme a historiadora da ciência, Naomi Oreskes, foi entrevistada e cita a pesquisa feita por ela sobre o consenso científico das mudanças climáticas [https://www.science.org/lookup/doi/10.1126/science.1103618#pill-com]. Foram 928 artigos verificados por pares e publicados analisados por ela, e nenhum contradisse a hipótese das mudanças climáticas antropogênicas.


3 - O Capital do Século XXI

O Capital do Século XXI, baseado no livro do Thomas Piketty de 2013, é um documentário bastante focado nas desigualdades do sistema capitalista.


4 - Oeconomia

Com um olhar bem mais contundente e crítico do sistema Oeconomia é um filme alemão que também foi exibido na amostra. A diretora Carmen Losmann busca entender o caminho que culminou na crise econômica de 2008 e, a partir da pesquisa, ela começa a desvendar qual é o funcionamento elementar do capitalismo. Além de entrevistar diversas pessoas do setor financeiro e do público, também é feito um paralelo utilizando o jogo Banco Imobiliário. Imperdível.


5 - Tapajós Ameaçado

Também pudemos ver Tapajós Ameaçado, um curta de 24’ Brasileiro que mostra a liderança de 25 tribos no médio e baixo Tapajós. Denuncia a contaminação da água com mercúrio pela mineração, o que já ocasionou a morte de inúmeros indígenas, entre outros impactos da mineração e da agricultura convencional.


6 - Influence

Por fim, nós vimos o Influence, sobre a firma de relações públicas britânica Bell Pottinger, suas condutas polêmicas e por vezes até criminosas. Lord Timothy Bell, fundador, foi entrevistado durante o documentário para esclarecimento de algumas das campanhas que a empresa participou, como das reeleições de Margaret Thatcher, na campanha durante as eleições de Nelson Mandela e da constituição da África do Sul e até em apoio ao Pinochet no Chile. O filme choca ao apresentar como Timothy Bell e sua empresa, por meio de seus métodos polêmicos, manipularam populações implicando em ações violentas e uma história reescrita.


Os filmes que assistimos e demos um breve descritivo tem um fio condutor comum, que é a busca incessante por acúmulo de riquezas, por uma pequena parcela da sociedade, o que leva a impactos sociais e ambientais que afetam todo o planeta. Todos nós nascemos em um mundo com um sistema posto, e estamos a mercê dele. Mas em alguns dos filmes são abordadas buscas por novos sistemas, que sejam condizentes com as capacidades do planeta e que ainda supram as nossas necessidades. Você já leu sobre algum outro sistema econômico alternativo? O que achou?


Alguns dos filmes, como o Solo Fértil, são bastante otimistas e mostram as possibilidades de regeneração do nosso planeta. É também verdade que muitas informações passadas pelos documentários desanimam. Mas nós também vemos acontecendo diversas iniciativas de recuperação, discussão e mudança de hábitos em busca de regeneração do meio ambiente e do tecido social comunitário. A gente entra aqui, te auxiliando no seu dia a dia, com dicas e projetos de casas sustentáveis e de um estilo de vida mais em contato com a natureza, que gera menos impacto negativo. Acreditamos que mudanças individuais surtem efeito sim, por que somos parte de uma sociedade, e mudanças começam sendo pequenas, até tomarem proporções coletivas e possivelmente culturais. Então deixamos nosso convite a você, o que estiver ao seu alcance, comece a fazer hoje :) E vamos juntes!

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page